segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

RENÉ LALIQUE E SUAS OBRAS

René Jules Lalique (1860-1945), nasceu na aldeia francesa Ay, com a morte de seu pai, começou a trabalhar  como aprendiz de ourives de dia, à noite estudava na École des Arts Décoratifs, posteriormente passou 2 anos no Sydenham Art College em Londres, quando voltou da Inglaterra desenhou peças de ourivesaria francesa para joalheiros, Cartier, Boucheron e outros.
Esse mestre vidreiro e joalheiro, quebrou paradigmas ao adotar, no começo do século passado, formas da natureza e materiais na época incomuns em sua arte exemplar, reverenciada em museu dedicado a ele.
Foi inspirados pelos movimentos art nouveau e art déco, apostou em formas mais próximas da natureza e da anatomia feminina.
Nos anos 1940, quando morreu, René Lalique deixou um patrimônio imenso para  seu filho Marc e as gerações posteriores de sua maison souberam dar continuidade, inovando onde era preciso sem desvirtuar do seu conceito e estilo.






A maison Lalique, foi comprada pela sociedade suíça Art & Fragrance, além de inaugurar em julho(2011) um museu dedicado à obra do criador, os novos proprietários vêm reforçando a capacidade de produção da fábrica, ao mesmo tempo que apostam em coleções comtemporâneas e na reedição de obras que se tornaram objeto de desejo.